Black Friday: cinco dicas para fugir de ciladas

Black Friday: cinco dicas para fugir de ciladas
Black Friday: cinco dicas para fugir de ciladas

A Black Friday começa oficialmente nesta sexta-feira (25). E nada melhor do que algumas dicas para escapar de ciladas, não? Só no ano passado, mais de 700 reclamações foram registradas no Procon-SP.

+ Oh Yeong-Su, ator de ‘Round 6’, é acusado de assédio sexual, diz site
+ Samsung lança site de cadastro para a Black Friday
+ Black Friday: veja os 10 produtos mais desejados
+ PS Store: veja os jogos mais baixados em outubro

Os principais motivos de reclamação foram atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço

Para reduzir as chances de cair em uma cilada, confira a seguir algumas dicas do órgão de defesa do consumidor para aproveitar as promoções da Black Friday.

Dicas para evitar problemas na Black Friday:

Procon.SP disponibiliza área exclusiva para reclamações da Black Friday





Compra responsável

É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento. Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.

Golpistas usam nova tática para roubar números de cartões de crédito; entenda

Como fugir das ciladas

Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação. É recomendável também consultar a lista “Evite esses Sites”, disponibilizada no site do Procon-SP.

Banco Central abre consulta pública para Pix Saque e Pix Troco





Pagamento

Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

Empresa desenvolve papel capaz de inativar o novo coronavírus

Prazo de arrependimento

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Plataforma Não Me Perturbe chega a 10 milhões de telefones cadastrados
Plataforma Não Me Perturbe chega a 10 milhões de telefones cadastrados




Problemas com a compra

O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon-SP no atendimento online ou presencial.

Back to top